Educação

Nuno Crato convoca sindicatos para nova reunião

O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou, esta quinta-feira, que se vai realizar, na sexta-feira, no Ministério, uma reunião com os sindicatos dos professores, manifestando disponibilidade para o diálogo.

"Amanhã[sexta-feira], vamos pedir aos sindicatos para se reunirem connoscono Ministério", disse Nuno Crato, durante uma entrevista àRTP.

OMinistério da Educação já recebeu de dois sindicatos deprofessores pedidos para negociações suplementares, tendo aFederação Nacional de Professores (Fenprof) também já anunciadoque vai fazer o mesmo pedido na sexta-feira.

"Interpretamoseste pedido como uma abertura ao diálogo e vamos discutir esteproblema que se está a passar em relação aos exames", afirmouo ministro.

Noentanto, Nuno Crato adiantou que "há questões que tem a vercom a função pública na sua generalidade", sobre as quais nemsequer o terreno de discussão é o Ministério da Educação".

"Sãoquestões no âmbito da reforma da administração pública. Nãohavia razão nenhuma para os professores não estarem englobadosnessa reforma", sustentou, sublinhando que os docentes "têmespecificidades no trabalho".

Nessesentido, garantiu que a componente letiva do horário de trabalho dosprofessores "não vai ser aumentada".

Ossindicatos dos professores marcaram greve às avaliações parasegunda-feira, quando se realiza o exame de Português do 12.º ano,com o objetivo de contestar a aplicação do regime de mobilidadeespecial aos docentes por temerem o despedimento e o aumento dohorário de trabalho de 35 para 40 horas semanais.

O ministrogarantiu também que "os alunos vão fazer o exame na dataprevista" e que não vão ser prejudicados, acrescentando que adata do exame não pode ser alterada, uma vez que "o calendárioé muito estreito e está preenchido".

Sobre agreve às avaliações, que começou esta semana, Nuno Crato afirmouque também "é altamente prejudicial para os alunos".

"Faremoso que for necessário, as avaliações têm que ser feitas",disse ainda.

Redação