O ministro das Finanças afirmou, esta terça-feira, que o regresso aos mercados tem "superado as expectativas iniciais", mas disse que "é preciso retomar as condições" que garantam o acesso regular no período pós-programa, a partir de junho de 2014.
VítorGaspar, que está esta terça-feira na Comissão Parlamentar deOrçamento, Finanças e Administração Pública, explicou que aestratégia do Governo para assegurar estas condições passam, emprimeiro lugar, por continuar a emitir Bilhetes do Tesouro "nosmoldes habituais", com maturidades a 3, 6, 12 e 18 meses.
Ogovernante referiu que vão ser realizados leilões de dívida, sendofixados calendários indicativos para estas emissões, bem comopromovidas "iniciativas para dinamizar as Obrigações doTesouro junto do público e criar instrumentos de investimento demédio e longo prazo que alarguem o leque de opções junto dosaforradores portugueses".
Porúltimo, apontou Vítor Gaspar, o executivo pretende realizar novasoperações de troca de dívida.
Durante asua intervenção inicial na comissão parlamentar, o ministro dasFinanças afirmou que "Portugal não se adaptou no início"às exigências da união monetária europeia, considerando que "oresultado foi uma década perdida para o crescimento e para oemprego".
"Portugaljá ultrapassou obstáculos decisivos, mas tem de persistir",rematou o governante.