Economia

Há 44 contratos "swap" ainda vivos

A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, afirmou, esta terça-feira, no Parlamento que existem 44 contratos 'swap' ainda vivos, dos quais 13 com o Banco Santander, com o qual não houve qualquer acordo.

"Ototal de operações 'vivas' é 44, das quais 13 foram contratadascom o Santander", disse a governante em resposta ao deputado doCSD-PP, Hélder Amaral, na comissão parlamentar de Inquérito àCelebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap')por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvida.

Maria LuísAlbuquerque explicou que das operações que ainda estão vivas,algumas estão incluídas na fase de negociação que o IGCP -Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública está afazer, e outras poderão vir a ser renegociadas, mas apenas se osbancos mostrarem interesse e apresentarem um desconto que o Estadoconsidere que compensa desfazer a posição.

"Poucas[operações] estão em fase de negociação e há outras em que nãoé objetivo do IGCP proceder à renegociação e que só serãodesfeitas se houver vantagem financeira significativa" para oscofres do Estado.

Das 44operações, 13 dizem respeito ao Banco Santander, o único com oqual o Estado ainda não conseguiu qualquer entendimento, estandoagora o caso no Ministério Público.

Aindaassim, a governante disse hoje que "a via da negociação nuncaestá fechada".

Naintervenção inicial, Maria Luís Albuquerque disse que até aomomento já foi concluído o processo negocial dos contratos 'swap'com nove bancos, tendo sido cancelados 69 contratos de derivados.

Redação