O futuro patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, jurou, este sábado de manhã, fidelidade e obediência à Igreja ao receber o pálio das mãos do Papa, numa cerimónia realizada na Basílica de S. Pedro, no Vaticano.
Opatriarca português foi o primeiro entre 34 a receber a insígnia,num grupo que incluiu três brasileiros e um moçambicano, e leu ojuramento, proferido em latim, em nome de todos , refere a agênciade notícias religiosas Ecclesia.
Segundo amesma fonte, a entrega do pálio, insígnia litúrgica de honra ejurisdição da igreja católica, decorreu durante a celebraçãoanual do dia dos padroeiros de Roma.
Durante amanhã, cada um dos 34 arcebispos nomeados nos últimos 12 mesesjurou ser "sempre fiel e obediente" ao "beato Pedroapóstolo", à "santa, apostólica Igreja de Roma", aoPapa e seus "legítimos sucessores".
Os pálios- uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda que seráenvergada pelos arcebispos nas suas dioceses - estiveram desde anoite de sexta-feira junto do túmulo do apóstolo Pedro, o primeiroPapa da Igreja Católica, tendo sido, este sábado, abençoados peloatual Papa.
ManuelClemente, de 64 anos, exercia as funções de bispo do Porto, tendosido nomeado sucessor de José Policarpo no passado dia 18 de maio,devendo tomar posse do cargo no dia 6 de julho, na Sé de Lisboa.