Mundo

Snowden pediu asilo político à Rússia

Eduard Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, apresentou ontem um pedido de asilo político às autoridades russas, declarou, esta segunda-feira, Kim Chevtchenko, cônsul de serviço no aeroporto Sheremetievo da capital russa.

"Ontem,às 22 horas, a cidadã britânica, em nome de Eduard Snowden,entregou no escritório consular do aeroporto Sheremetievo o pedidode asilo político. Eu informei a direção disso, depois do qualveio um correio e levou um envelope", precisou o diplomatarusso, citado pelas agências russas.

Snowden,acusado pelos Estados Unidos de espionagem por ter divulgado aexistência de programas de vigilância, tinha-se reunido estasegunda-feira no aeroporto de Moscovo com diplomatas russos paraentregar uma lista de 15 países aos quais podia solicitar asilopolítico.

Washingtoncontinua a exigir a sua extradição.

Estasegunda-feira à tarde, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciouque Snowden pode ficar na Rússia se quiser, mas deve deixar deprejudicar interesses dos Estados Unidos.

"Sequiser ir para algum lugar e alguém o quiser receber, tenha abondade. Se ele quiser ficar aqui, há uma condição: ele deve pôrfim à sua atividade que visa prejudicar os nossos parceirosamericanos, por muito estranho que isso possa parecer vindo da minhaboca", afirmou Vladimir Putin, numa conferência no final daCimeira dos Países Exportadores de Gás.

Redação