Política

Passos recebe em Berlim "sinais de encorajamento"

O primeiro-ministro afirmou que expressou, esta quarta-feira, aos chefes de Governo e de Estado da União Europeia uma mensagem de confiança sobre a capacidade de Portugal ultrapassar as dificuldades políticas que afetam o seu executivo de coligação.

Pedro Passos Coelho falava em conferência de imprensa, em Berlim, após ter participado na conferência europeia sobre emprego, tendo ao seu lado o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

"Foi importante ter mantido a minha presença na conferência sobre emprego porque tive a oportunidade de comunicar aos chefes de Governo e de Estado presentes de que há confiança na capacidade de Portugal ultrapassar as dificuldades políticas", declarou o líder do executivo português.

Pedro Passos Coelho adiantou que os chefes de Estado e de Governo europeus encaram a atual situação política portuguesa com "apreensão".

"Recebi de todos sinais de encorajamento", frisou o primeiro-ministro.

Na conferência sobre emprego estiveram presentes 19 chefes de Estado e de Governo da União Europeia e os principais responsáveis da Comissão Europeia (Durão Barroso), Conselho Europeu (Herman Van Rompuy), Parlamento Europeu (Martin Schulz) e Banco Europeu de Investimentos (Werner Hoyer).

A conferência europeia sobre emprego foi impulsionada pela chanceler Ângela Merkel e pelo presidente da França, François Hollande, com o objetivo de a União Europeia mobilizar recursos financeiros para combater o elevado desemprego jovem.

Na última cimeira europeia foi já aprovado um pacote de investimentos na ordem dos seis mil milhões de euros, que serão aplicados em 2014 e 2015.

Por via deste pacote financeiro, Portugal poderá vir a receber nos próximos dois anos mais 150 milhões de euros para programas de empregabilidade jovem.

Redação