A Maia foi escolhida esta quarta-feira, para ser Cidade Europeia do Desporto em 2014 e o resultado foi anunciado numa cerimónia que contou com a presença, entre outros, do secretário de Estado do Desporto e Juventude.
Depois deo título ter sido atribuído pela Associação das CapitaisEuropeias do Desporto (ACES Europe) em 2013 a Guimarães, a Maiaprepara-se agora para promover "uma verdadeira festadesportiva", conforme apelidou Bragança Fernandes, presidenteda Câmara da Maia.
O autarcaadmitiu que este título é "um sinal de reconhecimento pelotrabalho que tem sido feito na área do desporto, mas é também umato de responsabilidade".
"Ofacto de termos sido escolhidos para Cidade Europeia do Desportorepresenta que nós vivemos o desporto de uma forma intensa e é essaintensidade que queremos demonstrar e partilhar", explicouBragança Fernandes.
Osecretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro,endereçou todo o apoio do Estado para a Câmara da Maia no sentidode auxiliar neste projeto e admitiu que "em 2014 um dosprincipais objetivos, a nível das infraestruturas, ficará concluídoe que é a renovação da pista de atletismo".
EmídioGuerreiro explicou que tem três pontos importantes por onde se rege:"a requalificação dos equipamentos exigentes, ainternacionalização da economia do desporto e o apoio aos grandeseventos".
Oresponsável da ACES Europe elogiou as condições e infraestruturasda cidad, dando particular ênfase à cooperação com o InstitutoSuperior da Maia (ISMAI).
"AMaia tem uma boa organização desportiva, infraestruturas de grandequalidade, a favor dos cidadãos, combinando vários sistemas, opúblico, o privado, a escola e a faculdade, pontos fundamentais parater sido escolhida", explicou Gian Francesco Lupatteli,presidente da ACES Europe.
OEurodeputado, José Manuel Fernandes, também deu os parabéns àcidade da Maia pela nomeação, através de videoconferência, egarantiu que tudo vai fazer para que os "fundos comunitáriossejam para este tipo de iniciativas".