Economia

Standard and Poor's mudou para negativo "rating" de Portugal

A agência Standard and Poor's mudou de estável para negativo as perspetivas sobre o 'rating' de Portugal, defendendo que as demissões no Governo "dificultam as negociações na coligação" em relação ao corte na despesa pública.

A agênciade notação financeira disse, em comunicado hoje emitido, quemanteve o 'rating' atribuído à dívida de longo prazo de Portugalem 'BB', o segundo nível da escala já considerada como 'lixo',tendo, no entanto, passado as perspetivas ('outlook') de estáveispara negativas, o que significa que a nota de Portugal pode seralterada no curto prazo.

"Consideramosque as demissões [no Governo] dificultam as negociações dacoligação sobre as medidas de revisão da despesa pública. Estasmedidas foram apresentadas pelo Governo à Comissão Europeia, aoBanco Central Europeu e ao Fundo Monetário Internacional como parteda sétima revisão da 'troika' ao programa de apoio financeiro dePortugal, mas ainda têm de ser aprovadas no parlamento e, por isso,exigem o apoio do partido mais pequeno da coligação", o CDS,justifica a instituição.

A S&Preferiu ainda que acredita que "as demissões podem complicar aadoção de medidas orçamentais adicionais que possam ser precisaspara cumprir as exigências do programa", destacando "orisco aumentado de as negociações da coligação falharem, levandoa eleições antecipadas".

Redação