Economia

"Rating" da S&P pode vir a ser cortado nos próximos 12 meses

A agência Standard and Poor's, que cortou as perspetivas do 'rating' de Portugal para negativo devido à crise política, considera que a probabilidade de baixar a nota atribuída ao país nos próximos 12 meses é superior a um terço.

Emcomunicado emitido esta sexta-feira, a agência de notaçãofinanceira explica que a decisão reflete a sua interpretação deque "há agora uma probabilidade maior do que 1 em 3" deque a Standard and Poor's possa rever em baixa o 'rating' de Portugalnos próximos 12 meses.

Ainstituição mudou de estável para negativo as perspetivas sobre o'rating' da dívida de longo prazo de Portugal, defendendo que asdemissões no Governo "dificultam as negociações na coligação"em relação ao corte na despesa pública, mas manteve o 'rating' em'BB', o segundo nível da escala já considerada como 'lixo'.

"O'outlook' negativo reflete a nossa visão de que há agora umaprobabilidade de mais de 1 em 3 de que possamos cortar o 'rating' dePortugal nos próximos 12 meses. Consideramos baixar os 'ratings' astensões políticas e sociais de Portugal levarem a desviossignificativos dos termos do programa, atrasando o desembolso dosempréstimos oficiais", lê-se no comunicado da agência denotação financeira.

Redação