Política

Saída de Cavaco é dar posse a Governo remodelado

Constitucionalistas acreditam que o presidente vai aceitar alterações propostas pelo primeiro-ministro João Girão/Global Imagens

Hoje, quando baterem as 20.30 horas, Cavaco Silva vai desvendar o tabu. Aceitar a remodelação proposta pelo primeiro-ministro ou outra ajustada é a saída que lhe resta, defendem constitucionalistas.

O que o presidente da República vai dizer hoje aos portugueses está ainda dentro das paredes do Palácio de Belém, mas, apesar de haver algumas possibilidades, todos os constitucionalistas ouvidos pelo JN coincidem no prognóstico: Cavaco vai aceitar a remodelação do Governo, faltando apenas saber se será a que lhe foi proposta por Passos Coelho, que contempla a promoção de Paulo Portas (líder do CDS, parceiro de coligação) a vice-primeiro-ministro, ou outra sujeita a ajustamentos.

JORGE PINTO