O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, antecipou, esta terça-feira, que o último trimestre poderá ter sido o primeiro, em dez trimestres, em que Portugal regressou "ao crescimento económico".
Oministro, que falava durante a inauguração do Pedras Salgadas Spa &Nature Park, em Vila Pouca de Aguiar, afirmou que a economia "dáagora sinais, pela primeira vez desde o início da crise, demelhorias".
"Vemosesses sinais no aumento da produção industrial ou das exportaçõesque tornam Portugal um dos países da Europa com maior aumento noúltimo trimestre da produção industrial ou das exportações",referiu.
PoiaresMaduro salientou ainda que, esses sinais, permitem antecipar que"provavelmente o trimestre que terminou será o primeiro em deztrimestres de crescimento económico, de regresso ao crescimentoeconómico do país".
"Teremosde ser capazes de concretizar e de ter confiança nestes sinais quesão muito positivos", frisou.
Noentanto, ressalvou que "isso não significa que tudo estejafeito".
"Háainda muito para fazer, há ainda sacrifícios que os portugueses vãoter que cumprir, mas sacrifícios que serão justificadosprecisamente pela nossa capacidade de demonstrar que os nossossacrifícios fazem sentido para criar uma economia que sejafinalmente competitiva e sustentável", sublinhou.
PoiaresMaduro salientou a necessidade do país "prosseguir e aprofundarreformas" e, nesse contexto, fez questão de destacar o "valordo compromisso da negociação na procura de consensualização dealgumas dessas reformas".
O PedrasSalgadas Spa & Nature Park é um conjunto turístico da UNICER,onde o alojamento se faz em 12 "eco houses", pequenas casasconstruídas em madeira e ardósia, constituídas por oito módulosque foram instaladas contornando a natureza, para que não fosseabatida nenhuma árvore. Inclui ainda duas 'trees houses', ou seja,casas de uma menor dimensão colocadas em cima das árvores.
Oinvestimento de 20 milhões de euros incluiu ainda a recuperação doantigo balneário termal, que foi transformado em SPA pela mão doarquiteto Siza Vieira, bem como a reconversão do edifício do antigocasino para a realização de eventos, congressos e festas privadas.
ParaMiguel Poiares Maduro este é um "empreendimento emblemático"do turismo português.
Oministro salientou ainda o facto deste investimento ter sidorealizado "contra corrente" e "contra as dificuldadesde financiamento e da economia".
Referiutambém o turismo será uma das prioridades do quadro de programaçãodos próximos fundos europeus.