Sociedade

Papa pediu para ler obra de Leonardo Boff

O papa Francisco manifestou interesse em ler o livro do teólogo Leonardo Boff, principal expoente da Teologia da Libertação no Brasil, que o opôs à Cúria do Vaticano na década de 1980, noticia, esta terça-feira, a imprensa brasileira.

"Elequer receber o meu livro, mandou essa mensagem por uma amiga. Jáentreguei a obra ao arcebispo do Rio de Janeiro e espero que o papareceba", afirmou o próprio Boff, citado pelo diário "OGlobo".

O livro emquestão é "Igreja: Carisma e Poder", no qual Boffcontesta a estrutura hierárquica da Igreja. À época, a obra gerouforte crítica do Vaticano que, como punição, o depôs de suasfunções ligadas ao ensino religioso e o obrigou a um ano desilencioso obsequioso.

O processoque levou à sua condenação foi realizado pela Congregação para aDefesa da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger, o papaemérito Bento XVI.

A pena foisuspensa em 1986. Porém, seis anos mais tarde, diante de uma novaameaça de punição feita pelas autoridades de Roma, Boff renunciouàs suas atividades de padre e desligou-se da Ordem Franciscana.

O papaestá de visita ao Brasil, onde preside à Jornada Mundial daJuventude, um evento para o qual são esperados perto de dois milhõesde fiéis.

Redação