Portugal comunicou ao Alto-comissariado da ONU para os Refugiados a disponibilidade em acolher 15 refugiados sírios até ao final de 2013, e aguarda uma reposta do organismo da ONU, referiu à Lusa uma fonte oficial do MNE.
"Noâmbito do Programa Nacional de Reinstalação de Refugiados - 2013,de acordo com o qual Portugal deve acolher 30 refugiados até aofinal do ano, foi comunicado junto do ACNUR o interesse em receber 15refugiados provenientes da Turquia", referiu o Ministério dosNegócios Estrangeiros.
De acordocom a mesma fonte, Portugal manifestou "particulardisponibilidade para reinstalar refugiados de nacionalidade síria",aguardando-se o envio por parte do ACNUR das propostas de candidatosao programa.
O MNEesclareceu ainda que em 2013 ainda não foi emitido qualquer pedido aPortugal por parte de refugiados sírios.
Naterça-feira, António Guterres, Alto-comissário da ONU para osRefugiados, anunciou em Genebra que o número de refugiados síriosnos países vizinhos já ultrapassou os dois milhões e anunciou umplano do organismo para enfrentar um eventual aumento de refugiadossírios em caso de ação militar na Síria.
Oresponsável do ACNUR sublinhou a rapidez com que se está a agravaro êxodo da Síria, ao referir que um milhão de sírios abandonou opaís nos dois primeiros anos de guerra, e outro milhão saiu do paísnos últimos seis meses.
Nointerior da Síria, existem ainda 4,5 milhões de deslocados, quenecessitam de ajuda humanitária, um número que as autoridadessírias elevam a mais de cinco milhões.
Sobre aevolução do conflito, Guterres disse que o seu organismo estápreparado para "diferentes formas de escalada" da violênciae admitiu que "lamentavelmente, a situação está a piorar enão a melhorar".
No seupior cenário, o ACNUR tinha considerado que o número de refugiadospoderia ascender a 3,5 milhões no final de 2013, mas ao ritmo atual- entre 5.000 a 6.000 chegadas diárias a diferentes paísesfronteiriços - prevê-se que esse número possa variar entre os 2,5e os 2,7 milhões.
Ainda naterça-feira, o Governo da Suécia anunciou a decisão de concederasilo a todos os sírios que o solicitem, tornando-se no primeiropaís da União Europeia (UE) a adotar esta medida.
A Suíçatambém anunciou recentemente a disponibilidade em acolher 500refugiados provenientes da Síria.
O Conflitona Síria já provocou mais de 110 mil mortos desde março de 2011,de acordo com as Nações Unidas.