As listas de colocação de professores divulgadas esta quinta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência indicam que 1213 professores dos quadros ficaram com 'horário-zero' neste ano letivo.
Quando nofinal de agosto o MEC divulgou os resultados do concurso demobilidade interna havia ainda 2.185 professores dos quadros doministério por colocar.
De acordocom as listas divulgadas, 179 docentes foram retirados da mobilidadeinterna por lhes ter sido atribuído componente letiva ou outrasfunções nas escolas, e outros 793 docentes conseguiram colocaçãoneste concurso.
Subtraindoestes docentes aos 2.185 que não tinham componente letiva atribuídano final de agosto sobram 1.213 professores dos quadros com'horário-zero'.
Emsetembro do ano passado, o ministro da Educação Nuno Crato afirmouno Parlamento que havia então 1.721 docentes com horário-zero, ouseja, com seis horas de aulas ou menos atribuídas, ou seja, cerca de500 mais do que este ano letivo.
Osprofessores em horário-zero podem vir a ser integrados no regime derequalificação (mobilidade especial), que está ainda a sertrabalhado pelo Governo, depois de a proposta de diploma inicial tersido chumbada pelo Tribunal Constitucional.
Os 179professores retirados da mobilidade interna pertencemmaioritariamente aos grupos de recrutamento de educação visual etecnológica, português, inglês e 1.º ciclo do ensino básico.
Quanto aosprofessores dos quadros colocados neste concurso foram sobretudo osque pertencem aos grupos de recrutamento do pré-escolar, 1.º ciclodo ensino básico, inglês e educação tecnológica do 3.º ciclo doensino básico que conseguiram uma vaga, ainda que em muitos casos ocontrato seja para necessidades temporárias, e não para todo o anoletivo.
Quanto aosgrupos de recrutamento com mais professores de carreira sem colocaçãodestacam-se os de português, inglês e educação tecnológica,todos do 3.º ciclo do ensino básico.
Entre oscontratados, os grupos de recrutamento do pré-escolar, 1.º ciclo doensino básico, e matemática, física e química e educação físicado 3.º ciclo do ensino básico são os grupos com mais professoresque conseguiram um horário para o ano letivo de 2013-2014.
Osprofessores colocados têm até segunda-feira, dia 16 de setembro,para se apresentarem nas escolas.