O ministro da Administração Interna admitiu, este sábado, que possa haver um "atraso" na divulgação dos resultados eleitorais de domingo por causa da forma como será feita a transmissão de dados na sequência da agregação de freguesias.
MiguelMacedo lembrou ainda que nas freguesias agregadas, as mesas de votoscontinuam a existir nos dois locais das freguesias e por isso éainda preciso fazer a agregação das duas mesas de voto para seobter o resultado definitivo dessa freguesia.
"Começarmosa receber os resultados um pouco mais tarde do que era habitual énormal nesta circunstância", afirmou Miguel Macedo aosjornalistas.
Aseleições de domingo vão ser as primeiras sem governos civis e comjunção de freguesias, alterações que levam o ministro areconhecer que possam vir a registar-se alguns problemas.
"Estivemosa trabalhar para que não haja problemas, mas são um volumeimportante de alterações, quer do ponto de vistas do escrutínio,quer do ponto de vista da organização eleitoral", acrescentou.
MiguelMacedo explicou que em 259 municípios do país, os dados dasfreguesias sobre as eleições são enviados para as camarasmunicipais e são estas que os comunicam depois à base central doapuramento dos resultados eleitorais. Nos outros casos são asfreguesias que comunicam directamente os dados à base.
O ministrodisse também que o sms 3838 tem sido o meio mais utilizado para oseleitores saberem qual é o seu número de eleitor e reconheceu teremsido identificados alguns problemas na fase de testes relacionadoscom a comunicação de dados ou a largura da banda, mas minimizou-osexplicando que "a fase de testes serve para isso".
No Centrode Recolha de Resultados Eleitorais, da Direção-Geral daAdministração Interna, o ministro visitou a sala onde vão sermonitorizados os resultados das eleições autárquicas de domingo.