Mais de 1.700 empresas afirmam estar a ponderar o encerramento dos seus estabelecimentos em 2014 se a taxa de IVA nos serviços de alimentação e bebidas se mantiver nos 23%.
AAssociação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal(AHRESP) deu, esta terça-feira, a conhecer, em comunicado, asprincipais conclusões do inquérito ao emprego que fez aos seusassociados, entre 15 e 30 de setembro, no âmbito do qual recebeu umtotal de 3.180 respostas.
Segundo aassociação, manter o IVA na taxa máxima de 23% nos serviços dealimentação e bebidas leva 55,9% das empresas inquirida (cerca de1.777 empresas) a ponderarem o encerramento dos seus estabelecimentosno próximo ano".
Entre asempresas que ponderam manter a sua atividade, 35,8% admitem reduziros postos de trabalho.
Se o IVAfor reposto na taxa intermédia de 13%, metade das empresas admiteaumentar os seus níveis de emprego no próximo ano.
A AHRESPrefere que a decisão sobre a taxa de IVA "está nas mãos"do primeiro-ministro, afirmando que, "com certeza", PedroPassos Coelho, "saberá ponderar e decidir a favor dacompetitividade e sustentabilidade da oferta turística", bemcomo da recuperação das empresas e dos seus postos de trabalho.