O Governo estima que o aumento do horário de trabalho na função pública e a saída de trabalhadores para a aposentação permitirá uma poupança de 153 milhões de euros em 2014, prevê a proposta do Orçamento do Estado.
De acordocom o relatório do Orçamento do Estado para 2014, entregue naAssembleia da República, o aumento do horário de trabalho semanaldas 35 para as 40 horas semanais vai ser consolidado no próximo anoe permitirá reduzir os encargos de funcionamento dos serviçospúblicos, nomeadamente com horas extraordinárias.
O aumentodo tempo de trabalho permitirá ainda "acomodar a redução emcurso do número de trabalhadores sem perda de resultados e deserviço público prestado ao cidadão", refere-se.
"Estima-seque esta medida, conjugada com a redução de trabalhadores poraposentação, tenha um impacto de 153 milhões de euros. Estapoupança resultará da otimização da organização dos tempos detrabalho com redução de horas extraordinárias, além da efetivaacomodação do ritmo de redução de pessoal em curso", dizainda o documento.
O aumentodo horário de trabalho na função pública entrou em vigor no dia 5de outubro.
Asestruturas sindicais do setor consideram a medida inconstitucional einterpuseram providências cautelares para evitar a sua aplicação.