O novo parque da Amadora dedicado às aventuras da Turma da Mónica, banda desenhada do brasileiro Maurício de Sousa, substitui uma zona degradada onde antes funcionava a Fábrica da Cultura e vai ser inaugurado no sábado.
Nesteparque, os visitantes podem encontrar personagens como a comilonaMagali, o cão Bidú e a Mónica, a menina de temperamento difícilque dá nome à banda desenhada, conhecida por não gostar dosapelidos que recebe de Cebolinha e do Cascão (gordinha, baixinha edentuça), e por os perseguir e fazer justiça dando-lhes bastonadascom o seu coelho de peluche.
O parqueterá as personagens que fizeram de Maurício de Sousa o autor delivros aos quadradinhos com maior sucesso do espaço da lusofonia, evai ocupar o espaço da Fábrica da Cultura, uma zona na Falagueiraque se encontrava degradada, mas onde, noutros tempos, se realizou oAmadora BD, um dos maiores festivais internacionais de bandadesenhada do país.
De acordocom o vereador da Câmara da Amadora com o pelouro dos EspaçosVerdes, Gabriel Oliveira, a construção deste parque no concelho,que é "a capital portuguesa da banda desenhada",representa uma aposta na continuidade daquela que é uma daspreocupações do município, a requalificação urbana.
"Pretendemosque, no espaço público, se pudesse fazer a memória de Maurício deSousa e da turma da Mónica que este ano faz 50 anos. Este tipo deparques não existe ainda no Brasil. Isto é um parque público queassinala a memória desta banda desenhada", disse o vereador àagência Lusa.
SegundoGabriel Oliveira, o parque tem cerca de cinco mil metros quadrados ecustou perto de 670 mil euros, suportados, na íntegra, pelaValorsul, na sequência de "obrigações que a empresa tinhapara com o município".
Oresponsável adiantou que o criador da banda desenhada esteve"bastante empenhado" no desenvolvimento do projeto, mas nãoestará presente na inauguração. No entanto, adiantou, Maurício deSousa já se comprometeu a deslocar-se pela quarta vez à Amadora,numa próxima viagem à Europa.
Osbonecos, alguns deles interativos, têm entre 1,2 metros a 3,5 metrose estão distribuídos ao longo do espaço verde do parque.
O espaço,que é inaugurado no sábado, pelas 10 horas, tem uma vertenteecológica, uma vez que parte do seu equipamento foi construído comrecurso a materiais reciclados.