Economia

Economia volta a crescer e tira Portugal da recessão técnica ao subir 0,2%

A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, com a riqueza produzida a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre do ano. Dois trimestres seguidos de subida permitem concluir que Portugal saiu da recessão, apesar do PIB de se manter ainda em valores negativos quando comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a estimativa rápidado Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, divulgada peloInstituto Nacional de Estatística (INE), esta quinta-feira, aeconomia voltou a crescer pelo segundo trimestre consecutivo, quandocomparado com o trimestre anterior.

Esta subida de 0,2% no PIB noterceiro trimestre, face ao segundo trimestre, acontece depois de umcrescimento de 1,1% registado no segundo trimestre do ano, em relaçãoaos primeiros três meses do ano.

Quando a comparação é feita comigual período do ano passado, nota-se que o PIB, a riqueza produzidapelo país, ainda está em níveis consideravelmente negativos.

A estimativa rápida do INE indica que o PIB ficou ainda 1,0% abaixo do valor que se registava entre julho e setembro de 2012. Apesar de negativo, este valor é, no entanto, melhor que o valor registado no trimestre anterior, altura em que a comparação homóloga mostrava que o PIB seria inferior em 2,0% do valor registado no mesmo trimestre do ano anterior.

O INE explica que para esteresultado acontecer foi preciso a procura interna dar um contributomenos negativo do que tem dado, com as famílias a reduzirem menos assuas despesas com consumo.

Por outro lado, o contributo daprocura externa líquida dirigida à economia portuguesa diminuiu,graças sobretudo à aceleração das importações pela economiaportuguesa.

Esta é a primeira estimativa doPIB do terceiro trimestre deste ano, com o INE a contar divulgar asegunda estimativa no dia 9 de dezembro.

Redação