Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas com gravidade num incêndio ocorrido, na madrugada desta segunda-feira, numa habitação em Olival Basto, concelho de Odivelas. No local estavam dois casais e uma criança de cinco anos.
O incêndio deflagrou às 3.55 horas, segundo fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil, no andar superior de um edifício de dois pisos, situado na rua de Moçambique, em Olival Basto.
Além do casal residente na habitação e da filha, de cinco anos, estava um outro casal amigo. Segundo apurou o JN, estariam todos a dormir quando as chamas deflagraram, por causas ainda desconhecidas.
Mãe e filha acorreram para a janela para pedir socorro aos vizinhos, em aflição. A mãe conseguiu por a filha a salvo, lançando-a para o colo de um vizinho e, posteriormente, desceu por uma escada que lhe levaram em auxílio.
A vítima mortal é a mulher amiga dos donos da habitação, cujo marido também se sentiu mal, foi reanimado no local e transportado ao hospital.
Esta manhã, em declarações à agência Lusa, o comandante dos bombeiros voluntários de Odivelas, Carlos Dinis, adiantou que "a situação está normalizada e os restantes moradores regressaram a suas casas".
Carlos Dinis adiantou ainda que os dois feridos graves (os dois homens) foram encaminhados para o Hospital de São José em Lisboa, enquanto os dois ligeiros, a mãe e a criança, foram para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
No local, estiveram 22 bombeiros, apoiados por 11 veículos, a combater o incêndio, que entrou em fase de conclusão às 6.12 horas.