Economia

Portugueses discordam do IVA da sopa a 23% como artigos de luxo

A quase totalidade dos 20 mil portugueses inquiridos pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal discorda que o IVA da sopa seja igual ao de um artigo de luxo.

"Osresultados do inquérito ultrapassaram as nossas expectativas.Sabíamos que a maioria não concordava que os serviços dealimentação e bebidas fossem taxados 23%, mas receber o apoio de98% dos inquiridos ultrapassou a nossa expectativa", afirmou osecretário-geral da associação, José Manuel Esteves.

Aamostragem do inquérito foi recolhida nos últimos quatros dias, nasvésperas da votação do Orçamento do Estado para 2014, no qual oGoverno propõe manter as taxas de imposto de valor acrescentado(IVA) e recusar os apelos da associação.

A AHRESPdiz ainda que o inquérito concluiu que 97% dos inquiridos acham queo IVA cobrado deve voltar a ser de 13% (9% Açores, 12% Madeira).

Nas zonasdo Saldanha, Baixa-Chiado/Rossio e Praça de Espanha, na cidade deLisboa, equipas da associação promoveram uma campanha de ruaexplicando aos consumidores os problema do IVA no setor.

"Surpreendentemente,1/3 dos clientes da restauração não tinha presente que o IVA erauma taxa paga pelo consumidor", contou o José Manuel Esteves.

Redação