Sociedade

Governo garante segurança em novo caso de gripe das aves

O secretário de Estado da Alimentação garantiu esta quinta-feira que foram tomadas todas as medidas de segurança para a saúde relativamente ao vírus de gripe aviária detetado em novembro numa propriedade em Mértola, mas desvalorizou o caso.

"Foram tomadas todas as providências em termos de segurança para a saúde", afirmou Nuno Vieira e Brito em conferência de imprensa realizada em lisboa.

De acordo com o secretário de Estado, as medidas de segurança abarcaram uma área de um quilómetro em redor da propriedade onde foi detetado o caso, em Mértola.

Ainda assim, Nuno Vieira e Brito desvalorizou a situação, referindo tratar-se de "um único caso numa única galinha, numa unidade familiar em Mértola" e disse que a confirmação da análise do Laboratório Europeu deverá chegar "daqui a duas semanas".

A deteção de um caso de gripe aviária que levou Hong Kong a proibir a importação de carne portuguesa foi noticiada esta quinta-feira pelo "Jornal de Notícias".

Em declarações à Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, garantiu que o vírus detetado só circula em aves é e de baixa patogenicidade.

O caso foi detetado durante um controlo efetuado no âmbito do Programa de Vigilância de Gripe Aviária a 28 de novembro, adiantou fonte do gabinete do ministério da Agricultura, explicando que o alerta foi dado à Organização Mundial de Saúde Animal e à Comissão Europeia por precaução.

Redação