A casa de Desmond Tutu foi assaltada, na terça-feira, quando o bispo emérito da Cidade do Cabo se encontrava em Joanesburgo na cerimónia religiosa oficial em memória de Nelson Mandela.
"Oincidente ocorreu na terça-feira entre as 19 e as 21 horas (17 e 19horas em Lisboa)", disse, esta quarta-feira, o coronelTembinkosi Kinana, da polícia da Cidade do Cabo.
"Nestemomento, não podemos fornecer mais detalhes, já que a investigaçãoainda está a decorrer", acrescentou Tembinkosi Kinana, citadopela agência de notícias sul-africana Sapa.
As forçasde segurança não efetuaram qualquer detenção relacionada com oassalto.
Nacerimónia de homenagem a Nelson Mandela, realizada no estádioSoccer City, no Soweto, Desmond Tutu proferiu um discurso no qualexaltou a vida do "extraordinário ícone" que foi Mandela,que morreu na quinta-feira aos 95 anos.
Já emagosto, a casa do Prémio Nobel da Paz 1984 fora assaltada. Naaltura, o assalto ocorreu de madrugada enquanto o bispo eméritodormia com a mulher, Leah.
DesmondTutu alcançou fama mundial nos anos 1980 devido à luta que travoucontra o regime do 'apartheid' imposto na África do Sul pela minoriabranca.