Tecnologia

Google compra empresa que desenvolveu robôs para o Pentágono

Youtube

O próximo grande plano da Google passa pelo fabrico de robôs. A empresa já concluiu a aquisição da Boston Dynamics, empresa especializada na área da robótica que já produziu máquinas para o Pentágono, e a divisão será comandada por Andy Rubin, criador do sistema operativo Android.

A Boston Dynamics, que fez sucesso este ano com os robôs que criou com características de animais, faz agora parte da Google. Segundo o jornal "The New York Times" esta é a oitava empresa na área da robótica que a Google comprou nos últimos seis meses.

Os robôs da empresa norte-americana caraterizam-se pela fisionomia, semelhante à dos animais, e pelas suas capacidades de equilíbrio, estabilidade e velocidade. As máquinas da Boston Dynamics são capazes de subir paredes, transportar cargas em terrenos irregulares e correr a grandes velocidades. Estas caraterísticas vão ao encontro das intenções da gigante dos motores de busca, que quer construir uma armada de máquinas para trabalhos de armazém e de entregas.

Petman

[Youtube:tFrjrgBV8K0#t=28]

Cheetah

[Youtube:chPanW0QWhA]

Wildcat

[Youtube:wE3fmFTtP9g]

Apesar de desenvolver robots em parceria com entidades que estão ligadas ao Pentágono, como a DARPA, o fundador da empresa considera que está a contribuir para o desenvolvimento da robótica em geral e não para o desenvolvimento de máquinas de guerra.

A empresa, que agora faz parte da Google, já trabalhou com a Sony no desenvolvimento de robôs mais pequenos.

Andy Rubin, que será responsável por esta divisão, usou o Twitter para celebrar a aquisição da Boston Dynamics: "O futuro é incrível", partilhou o criador do sistema operativo Android.

Redação