O capacete de Michael Schumacher partiu-se em dois quando o ex-campeão do Mundo de Fórmula 1 embateu com a cabeça numa rocha ao cair enquanto esquiava fora de pista numa estância em França. Vídeo mostra helicóptero que o resgatou a levantar.
"O capacete partiu-se em dois",adianta a agência de notícias France Press (AFP), confirmando ainformação de um dos socorristas que assistiram Schumacher. "Ocapacete estava partido em dois, vimos muito sangue", disse, emdeclarações citadas pelo jornal alemão "Bild".
O jornal Bild dedica a manchete ao piloto de Kerpen, Alemanha, com o título "A luta da sua vida" e faz uma reconstituição pormenorizada do acidente.
Segundo o Bild, Schumacher estava acompanhado do filho, de 14 anos, e de pelo menos três amigos e esteve a esquiar durante toda a manhã de domingo nas pistas oficiais da estância de Meribel.
Pouco depois das 11 horas, o ex-piloto terá abandonado a pista, adentrando cerca de 20 metros na montanha, entre as pistas de Biche e Mauduit.
Pouco depois, Schumacher ter-se-á desequilibrado e chocado com uma rocha, batendo com a parte direita da cabeça.
Num primeiro momento, o ex-piloto não perdeu a consciência e foi levado de urgência para o hospital de Moutiers, antes de ser transferido para Grenoble, em cujo hospital ingressou já em coma e onde permanece em estado crítico desde domingo.
De acordo com o boletim clínico desegunda-feira, o antigo campeão do Mundo de Fórmula 1 sofreu lesões"graves e difusas", apesar de usar capacete, ao bater com acabeça numa rocha, quando caiu fora de pista, num acidente de esquina estância de Méribel, nos Alpes franceses.
"Se não tivesse capacete, já nãoestaria aqui", disse Jean-François Payen, médico do Hospitalde Grenoble, onde o antigo campeão do mundo de Fórmula 1 estáinternado, "em estado crítico" e com prognósticoreservado.
"Ainda não nos podemos pronunciarsobre o futuro de Michael Schumacher. O seu estado é muito grave.Continua em estado crítico e com prognóstico indefinido",revelou Payen.
[Youtube:D16L9MAEnb0]
O antigo piloto, sete vezes campeãomundial de Fórmula 1, sofreu na manhã de domingo um acidente deesqui, quando chocou com a cabeça contra uma rocha, numa altura emque esquiava fora da pista da estância de Méribel.
Schumacher foi inicialmentehospitalizado em Moutiers, mas foi transferido para Grenoble, deforma a realizar mais exames, ao concluir-se que o seu estado poderiaser mais grave do que inicialmente parecia.
O neurocirurgião Gerard Saillant,amigo pessoal de Schumacher, viajou de Paris para Grenoble paraacompanhar diretamente o processo.