Eusébio, o eterno

Acesso à Luz encerrado, reabertura marcada para 9.30

Paulo Spranger / Global Imagens

O acesso ao Estádio da Luz, em Lisboa, onde está em câmara ardente o corpo de Eusébio, encerrou no domingo cerca das 23.50 horas, depois de todos os adeptos prestarem a sua última homenagem ao antigo futebolista.

Oacesso aos adeptos só vai voltar a ser possível pelas 9.30 horas,de acordo com a Benfica TV.

Asportas encerraram apenas depois de terminar a fila de adeptos que sedeslocaram ao Estádio da Luz para um último adeus ao "PanteraNegra".

Ofuneral de Eusébio da Silva Ferreira, que morreu domingo, aos 71anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, está marcado para as17:00, no cemitério do Lumiar, onde o corpo vai ser sepultado.

Antes,o Benfica vai cumprir "o último desejo do Eusébio", comuma derradeira volta ao Estádio da Luz, em Lisboa, marcada para as13.30 horas. Esta cerimónia vai ser aberta a todos os adeptos, quevão poder aceder ao recinto "encarnado" através da porta17.

Depois,o corpo do "Pantera Negra" cumpre um cortejo fúnebre pelacapital portuguesa, saindo do recinto "encarnado", seguindopara o Campo Grande, Avenida da República, praça do Duque deSaldanha, avenida Fontes Pereira de Melo, praça do Marquês dePombal, avenida da Liberdade, praça dos Restauradores, Rossio, ruado Ouro, praça do Comércio, rua do Arsenal, e praça do Município,passando frente aos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmaralisboeta, António Costa, e a vereação vão prestar as suashomenagens, cerca das 15.15 horas.

Dapraça do Município, o cortejo fúnebre segue pela rua de SãoJulião, rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, praça dosRestauradores, avenida da Liberdade, avenida Fontes Pereira de Melo,praça Duque de Saldanha, avenida da República, Campo Grande,Segunda Circular, Largo da Luz e Igreja do Seminário, na Luz, onde,pelas 16 horas, vai ser rezada missa de corpo presente, que antecedeo funeral.

O"Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistouduas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi omelhor marcador, com nove golos. Na mesma competição, Portugalterminou no terceiro lugar.

Eusébionasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo),em Moçambique.

Redação