Portimão

Autoridades socorrem 12 jovens na praia da Quarteira

As autoridades marítimas socorreram, esta segunda-feira, 12 jovens na praia de Quarteira, que se fizeram ao mar apesar da forte ondulação sentida no Algarve, disse o chefe do departamento marítimo do sul.

"Apesarde as condições marítimas no Algarve não serem tão más como nacosta oeste, as pessoas devem medir o risco e afastar-se da água.Ainda esta tarde foram retirados 12 adolescentes do mar, emQuarteira, que foram tomar banho apesar da forte ondulação, e umdeles quase ficava lá", advertiu.

A forteondulação marítima que se faz sentir no Algarve provocou tambémestragos num bar e fez soltar-se um apoio do molhe norte da entradada marina de Portimão, disse à Lusa o capitão do porto.

Ocomandante Santos Pereira disse à Lusa que "a ondulação decinco a seis metros" fez com que o apoio do molhe norte damarina se partisse e agora as autoridades marítimas estão a tentarfixá-lo novamente, porque as "previsões meteorológicasapontam para a continuação" da ondulação de cinco a seismetros nas próximas horas.

Além domolhe, o mar provocou também estragos num bar da marina,acrescentou, precisando que as barras de Portimão e Lagos estão jáfechadas à navegação.

"Apesarde o capitão do porto ter fechado a barra, houve uma embarcaçãoque tentou sair para o mar", disse, por seu turno, o comandanteMalaquias Domingues, chefe do departamento marítimo do sul,acrescentando que este tipo de comportamentos, assim como o dosjovens em Quarteira, "todos não portugueses", comportamriscos para os quais as "pessoas parecem não estarconsciencializadas".

O chefe dodepartamento marítimo do sul lançou "um apelo especial paraque haja cuidado em todas as atividades junto ao mar", porque aondulação pode fazer o mar chegar a zonas onde habitualmente nãochega.

Nosota-vento, as barras continuam abertas à navegação, tendo-seapenas registado uma ocorrência ma marginal de Quarteira, onde "umavaga de ondulação mais forte chegou a um café situado na praça doMar, mas sem provocar estragos", disse o comandante MalaquiasDomingues.

Redação