Desporto

Estrelas mundiais da orientação competem no Alentejo

NAOM

Castelo de Vide recebe, no próximo fim de semana, 640 atletas de 14 países para uma das mais importantes provas do calendário nacional de orientação. O Norte Alentejano O' Meeting, que está na oitava edição, conta com os melhores especialistas mundiais, entre os quais o número um do Mundo, o francês Thierry Gueorgiou.

Pela segunda vez na história desta prova, será em Castelo de Vide que alguns dos melhores orientistas do mundo enfrentam a primeira competição da temporada. Terrenos de enorme qualidade e percursos desafiantes explicam o sucesso do Norte Alentejano O' Meeting, com as duas etapas de floresta, de distância média, a terem lugar na Barragem de Póvoa e Meadas, enquanto o centro da cidade de Castelo de Vide acolherá a prova de Sprint WRE, pontuável para o Ranking Mundial.

Primeiro dos três campos de treino projetados este ano para Portugal por Thierry Gueorgiou, o NAOM atrai as atenções do francês por várias razões: "As organizações portuguesas, em geral, têm uma grande reputação hoje em dia e eu espero um evento de classe mundial, em termos de terrenos e de percursos", diz.

Outra forte presença em Castelo de Vide será a de Daniel Hubmann. Segundo classificado do Ranking Mundial, Daniel considera que "é sempre bom começar a competir novamente e espero que as provas sejam desafiantes". Trabalhar "ao nível das competências na distância média" parece ser o objetivo do suíço, concluindo que "o NAOM será um bom teste para terminar este primeiro campo de treino".

Redação