Economia

Desemprego é dramático em Braga

O PS de Braga denunciou, esta segunda-feira, o agravamento das condições de vida no distrito, sustentando que Portugal está pior porque as pessoas vivem pior, essencialmente devido ao desemprego.

Os socialistas apontam baterias à maioria que governa o país eapresentam o distrito de Braga como exemplo: "Em junho de 2011,havia 47755 desempregados no distrito. Em janeiro último foramcontabilizados 58611", vincou Fernando Moniz, líder daestrutura distrital do PS.

Moniz apontou "níveis absolutamente dramáticos e nuncaantes vistos" para traçar a imagem do distrito. "O milagreda austeridade expansionista defendido pelo Governo, em que bastavaao Estado cortar na despesa para que o privado pudesse investir maiscriando emprego e gerando mais riqueza, simplesmente não severifica", afirma Moniz.

Outro aspeto focado pelo PS refere-se à emigração: "Portugalteve uma redução de 66.800 indivíduos na sua população ativa. Ouseja, 66.800 pessoas emigraram. Dos 96.500 menos desempregados jápercebemos que 66.800 foram à custa da emigração".

Porisso, os socialistas alertam que "o resultado das políticasdeste Governo fez-se sentir de forma dramática no nosso distrito.Entre Junho 2011 e Janeiro de 2014, o número de desempregadosaumentou 23% (+10856 desempregados) e o desemprego jovem teve umaumento de 45% (+ 6168 desempregados)", sublinhou Moniz.

Pedro Vila-Chã