Sociedade

Vai ser criada réplica das casas a construir em Marte

DR

Enquanto decorre a seleção dos 25 futuros habitantes de Marte, a empresa "Mars One" pretende avançar já com um projeto de simulação do que será a vida no planeta vermelho. Para tal, irá criar uma réplica dos módulos de habitação que serão enviados para Marte de forma a que os candidatos a "marcianos" possam começar já a treinar.

Se tudo correr bem, em 2025 chegarão aMarte os primeiros habitantes do planeta. O projeto "Mars One",criado pelo engenheiro holandês Bas Lansdorp, pretende instalar umacolónia humana no planeta, e para tal abriu concurso para escolhados futuros habitantes. A missão impõe uma condição importante:trata-se de uma viagem sem regresso, o que significa que osselecionados terão de trabalhar e viver o resto da vida no planetavermelho.

A ausência de viagem de volta à Terrafaz com que a missão seja menos onerosa e, assim, viável. A ideiade viver eternamente em Marte foi bem aceite por muitos candidatos.Na verdade, a "Mars One" recebeu cerca de 200 mil inscrições,que serão sujeitas a várias etapas de seleção. A primeira jáestá terminada, tendo 1058 candidatos passado à segunda fase. Entreestes encontram-se três portugueses.

Enquanto decorre a fase de seleçãodos futuros habitantes, a empresa vai já avançar com a criação deuma réplica da casa que será habitada pelos futuros colonos, paraque comecem a treinar num ambiente o mais semelhante possível àqueleonde irão viver.

Outro dos desafios do momento para aempresa é escolher o local onde a réplica do módulo de habitaçãoserá instalado. Pretende-se que seja um local o mais semelhantepossível com o planeta Marte e a "Mars One" admite vir a colocarmódulos em mais de um local.

O arquiteto responsável por esteprojeto, Kristian von Bengtson, revelou que muitos dos candidatosestão à espera desta nova fase para começarem a cumprir com osdiferentes treinos da missão. Estes prometem ser duros, ao nível deastronautas profissionais.

Redação