A 'troika' vai reunir-se na quarta-feira da próxima semana, dia 23, com os parceiros sociais, em sede de concertação social, para os trabalhos da 12.ª avaliação regular ao programa de resgate, que será a última.
Ostécnicos da missão da 'troika' chegam a Lisboa na próximaterça-feira, a 22 de abril, para a última avaliação regular aoPrograma de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal,anunciou, esta terça-feira, a ministra das Finanças, Maria LuísAlbuquerque.
Agovernante, que falava na conferência de imprensa após a reuniãoextraordinária do Conselho de Ministros desta terça-feira, afirmouque a 12.ª avaliação ao Programa de Assistência Económica eFinanceira (PAEF), a última do período do resgate, "começa nodia 22 de abril".
Estaúltima avaliação deverá ser marcada por temas como a limitaçãode preços da energia e o mercado de trabalho, segundo adiantou oGoverno quando da conferência de imprensa sobre a 11.ª avaliaçãoao programa, a 28 de fevereiro.
Nessaaltura, o Executivo remeteu para a última revisão regular aoprograma a discussão sobre a redução dos custos da energia eeventuais alterações ao mercado laboral.
"Emsubstância, o Governo apresentará na próxima avaliação, 12.ª eúltima, medidas que apontem para a redução do custo da energia,que possam refletir-se no consumidor", afirmou ovice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
No que serefere ao mercado de trabalho, Paulo Portas garantiu que "oGoverno manteve a sua conhecida posição de que o ajustamentosalarial já foi realizado", mas adiantou que o Executivo"estudará com os parceiros socais matérias para a dinamizaçãoda contratação coletiva - que vive um certo impasse - e critériosde representatividade".