Economia

"Mais um passo no sentido da consolidação orçamental" diz CDS-PP

O CDS-PP afirmou, esta quarta-feira, que os dados da execução orçamental são "mais um passo no sentido da consolidação orçamental", demonstrando, com a emissão de dívida pública, que o país está numa "trajetória" de recuperação de "confiança" e "credibilidade".

"OCDS vê com bons olhos esta execução orçamental, vai no sentidocerto, ou seja, é mais um passo no sentido da consolidaçãoorçamental, cumpre aquilo que é o saldo acordado pela "troika' ecumpre com muito à vontade. Estamos com 800 milhões de euros amenos do que aquilo que era o nosso saldo máximo, e, por outro lado,estamos melhores do que estávamos em 2013, estamos melhor em 500milhões", disse a vice-presidente da bancada centrista CecíliaMeireles.

O déficedas administrações públicas foi de 825 milhões de euros noprimeiro trimestre do ano, de acordo com o Governo, o que significaque foi cumprido o limite trimestral para o défice orçamentaldefinido no programa de resgate, divulgou, esta quarta-feira, oMinistério das Finanças.

CecíliaMeireles cruzou a leitura dos dados da execução orçamental com aemissão de dívida a 10 anos, numa operação não sindicada, paraafirmar que, "tanto num dado como noutro, Portugal está numatrajetória que é de recuperar confiança, que é de credibilidade,que está a ter um impacto positivo".

"Foiconseguida com duros sacrifícios dos portugueses, é verdade, masestá a ter um impacto positivo quer no reganhar da credibilidade,quer no voltarmos à normalidade, quer também no que tem sido ocrescimento económico verificado nos últimos meses", declarou.

Entrejaneiro e março de 2014, Portugal cumpriu o limite para o déficeorçamental estabelecido no Programa de Ajustamento Económico eFinanceiro (PAEF), de acordo com um comunicado do Ministério dasFinanças, que cita números da síntese da execução orçamental demarço, que será ainda hoje publicada pela Direção-Geral doOrçamento (DGO).

Atémarço, o défice provisório das administrações públicas atingiuos 825 milhões de euros, o que significa que ficou "845 milhõesde euros abaixo do limite", um resultado que representa "umamelhoria de cerca de 525 milhões de euros face a igual período de2013", segundo o comunicado da tutela.

Redação