Português atual

"Aquilo parecem formigas!"

Ainda em relação à concordância do sujeito com o predicado, há muitos casos que seguem regras particulares.

Assim, a primeira pessoa tem prioridade sobre a segunda e esta sobre a terceira: "eu, o Carlos e os seus primos vamos à praia"; "tu e a minha irmã ides ao concerto".

Quando a oração é introduzida por "quem", o verbo conjuga-se na terceira pessoa do singular: "foram eles quem ganhou a prova".

No caso de o sujeito ser o pronome relativo "que", o verbo concorda com o antecedente desse relativo em número e pessoa: "a criança, que está a ler, é muito inteligente"; "nós, que vimos o jogo, acreditamos na vitória."

Se o sujeito for "isto", "isso", "aquilo", "tudo", "o" (aquilo) e o verbo for "ser" ou "parecer" (verbos copulativos), deve-se ter em atenção o predicativo: "o que dizes são verdades puras"; "aquilo parecem formigas"; "isto são ossos do ofício".

Em orações relativas com um antecedente plural, ligado às expressões "um dos" / "uma das"," um daqueles" / "uma daquelas", "cada um" / "cada uma", o verbo emprega-se no plural: "este jogador foi um daqueles que mais se distinguiram no Euro 2012"; "uma das mulheres que escreveram no jornal ganhou um prémio". Mas se o antecedente for plural e estiver ligado às expressões "estar entre", "fazer parte" e "ser típico", o verbo emprega-se no plural: "Lobo Antunes está entre os escritores que mais deram a conhecer a língua portuguesa".

Apesar do nome coletivo ter um valor plural do ponto de vista semântico, o número gramatical é singular; por isso a concordância faz-se com o verbo no singular: "a matilha atacou o rapaz".

Se o sujeito é constituído por expressões de quantidade do tipo "milhar", "milhão", "centena", "dezena", "metade", "terço", "a maioria" e por um substantivo ou pronome plural precedidos da preposição "de", o predicado pode ir para o singular ou plural; no entanto é preferível o uso do singular: "metade dos livros foi (foram) para a escola; a maioria dos jovens escolheu (escolheram) a leitura.

Nas orações em que o sujeito é indeterminado, o verbo fica na 3.ª pessoa do plural: "bateram à porta".

Por último, se a indeterminação for marcada pelo pronome "se", o verbo conjuga-se no singular: "dançou-se até de madrugada".

* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico

jn.acordoortografico@gmail.com

LÚCIA VAZ PEDRO *