Desporto

Luís Castro traça crescimento de jogadores como prioridade para o FC Porto B

Luís Castro foi, esta terça-feira, o porta-voz do grupo de trabalho Ivan del Val / Global Imagens / Arquivo

Luís Castro, treinador da equipa B do FC Porto, que vai competir na II Liga de futebol, afirmou, esta terça-feira, que a prioridade do seu trabalho para a nova temporada passa por "desenvolver os jovens talentos do clube".

O técnico foi, esta terça-feira, o porta-voz dogrupo de trabalho, no início dos treinos no Olival, partilhando que,apesar da sua missão de formador, não esconde ambição desportiva.

"É sempre importante ganhar evencer títulos, mas relativizo isso. Fundamental, para nóstreinadores, é a evolução dos jogadores. Se continuarmos atrabalhar atletas para as seleções, para a equipa principal, e quecresçam como ativos do clube, trocamos tudo isto por um título",garantiu Luís Castro.

Neste primeiro dia de treino evoluíramno relvado do Olival 25 jogadores, num grupo que, apesar de setecontratações, se baseia nos escalões de formação do clube.

"A época passada a equipa tinhano seu 'onze' base oito ou nove jogadores da formação. Este ano nãovai fugir à regra, apesar de ter havido entradas que nos dão boasperspetivas para trabalhar estes talentos, para que sejam bons ativosdo clube", disse.

Luís Castro, que terminou a temporadano comando da equipa principal dos "dragões", não fezalusões a essa experiência, garantido estar motivado paradesenvolver o seu trabalho na formação B.

"Mais uma vez inicio uma época atrabalhar, o que felizmente tem sido comum na minha vida detreinador. É fantástico ocupar este cargo e o mais importante éfocar-me no desempenho da equipa de jogadores", sublinhou.

Luís Castro confessou que já tevealgumas conversas com o novo treinador da equipa principal do FCPorto, o espanhol Julen Lopetegui, que também já trabalha no Centrode Treinos, mas não se alongou sobre o assunto.

"Já conversámos, mas será comono casamento em que o marido se vai ajustando à mulher a cada diaque passa", comparou.

Luís Castro terá como adjuntos naequipa B Paulinho Santos, Nuno Capucho, José Tavares e DanielCorreia, contando para já com um plantel provisório de 22 atletas,aos quais se juntaram hoje o guarda-redes João Costa, o defesaRicardo Tavares e o médio Belinha.

André Silva, Francisco Ramos, IvoRodrigues, Rafa e Tomás Podstawski estão integrados nos trabalhosda seleção nacional sub-19, que prepara a participação na fasefinal do Campeonato da Europa da categoria.

Noutro âmbito, a equipa B do FC Portodeixará de usar o estádio Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso,na condição de visitado, e passará a jogar no estádio que integrao Centro de Treinos e Formação PortoGaia, no Olival, numa estruturaque está já a receber os necessários melhoramentos.

Plantel provisório para 2014/15:

Filipe Ferreira (ex-júnior) e Caio(Guarda-redes); Braima Candé (ex-Sporting), Igor Lichnovsky(ex-Universidade Chile), Malthe Johansen (ex-Brondby), TiagoFerreira, Zé António, Junior Pius (ex-júnior) e Rafa (defesas);Leandro, Rúben Neves (ex-júnior), Graça (ex-júnior), Élvis(ex-Desportivo Brasil), Rui Moreira (ex-júnior) e Pité(ex-Beira-Mar) (médios); Fréderic Maciel, Célestin Djim(ex-Standard Liège), Roniel (ex-Grémio Anápolis), Idrisa(ex-júnior), Rúben Alves (ex-júnior), Sérgio Ribeiro (ex-júnior),Rúben Macedo (ex-júnior) e Rui Pedro (ex-júnior) (avançados).

Redação