Teresa Portela em K1 500 e o quarteto composto por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes em K4 1000 apuraram-se hoje para as meias-finais dos Mundiais de canoagem, que decorrem até domingo em Moscovo.
Na sua eliminatória, Teresa Portela cumpriu os 500 metros em 1.51,109 minutos, batendo por mais de meio segundo a sul-africana Bridgitte Hartley e por quase segundo e meio a sueca Sofia Paldanius.
Hoje à tarde, a melhor canoísta portuguesa disputa o acesso à final, além de iniciar as eliminatórias dos 200 metros: em ambas as distâncias, olímpicas, foi medalha de bronze nos Europeus de há um mês, na Alemanha.
Quanto ao K4, e numa eliminatória com várias tripulações fortes, incluindo a campeã europeia, a República Checa, a opção foi pela poupança para a meia-final da tarde, com o quarto lugar em 2.55,436 minutos, a cerca de cinco segundos dos primeiros.
Portugal, que foi bronze nos Europeus, não teve a sorte de ter uma pista central, pelo que era difícil controlar o andamento da prova frente aos principais adversários: os checos venceram e conquistaram a única vaga direta para a regata das medalhas.
A participação nacional de hoje inclui ainda a presença de Hélder Silva em C1 200, o GNR do Prado que conquistou a primeira medalha das canoas em Europeus absolutos na pista, o bronze em Brandenburg an der Havel.