Economia

Bruxelas espera que economia cresça 1,3% em 2015

Com abrandamento da procura externa, o crescimento vai dever-se cada vez mais ao consumo privado João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Bruxelas prevê que a economia portuguesa cresça apenas 1,3% em 2015 (a mesma estimativa apontada recentemente pela OCDE), abaixo dos 1,5% previstos pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, entregue no dia 15 de outubro na Assembleia da República.

De acordo com as previsões económicas de outono, divulgadas esta terça-feira pelo executivo comunitário, a Comissão Europeia revê também em baixa as previsões que havia feito em maio quando apontava para um crescimento de 1,5%.

"A recuperação da economia portuguesa está a sofrer com o abrandamento da procura externa. Em resultado, o crescimento vai dever-se cada vez mais do consumo privado. Um regresso a um crescimento baseado na procura interna pode por em risco a redução dos desequilíbrios externos", alerta a Comissão Europeia.

Bruxelas recorda que a economia portuguesa é "ainda fortemente dependente do ambiente económico europeu" e que o setor privado continua "altamente endividado".

A Comissão estima ainda que o PIB cresça 0,9% este ano (menos 0,1 pontos do que o previsto pelo Governo) e 1,7% em 2016.

Também a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), num relatório conhecido há uma semana, apresentava uma estimativa de crescimento da economia portuguesa de 1,3% no próximo ano.

Redação