Sociedade

Montanhista português desaparecido nos Picos da Europa

www.facebook.com/marinhojoao

O aventureiro português João Marinho está há uma semana desaparecido nos Picos da Europa, confirmou, esta terça-feira, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, avançando que o carro foi encontrado no parque de estacionamento de uma pousada espanhola. As buscas foram suspensas esta terça-feira à noite e serão retomadas quarta-feira de manhã.

"Fomos alertados na segunda-feira por um amigo da família e acionámos os contactos internacionais para procurar esse português desaparecido nos Picos da Europa", disse José Cesário à Lusa, avançando ainda que a polícia espanhola encontrou o carro do português no parque de estacionamento de uma pousada espanhola.

"O carro foi localizado ontem [segunda-feira] às 4 da tarde, mas a polícia espanhola não adiantou nenhuma situação especial sobre o veículo", acrescentou o governante, sublinhando que as buscas decorrem e estão a ser lideradas pelo Grupo de Resgate em montanha da Guarda Civil de Espanha.

"O mais provável é que tenha caído naquela zona montanhosa que, tal como as levadas da ilha da Madeira, é muito perigosa, ainda por cima com neve", aventou o secretário de Estado.

A notícia do desaparecimento deste português que se apresenta como "ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura" na página do Facebook, está nas redes sociais desde pelo menos segunda-feira, com vários comentários de encorajamento e de esperança que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

A última publicação do atleta naquela rede social foi feita há uma semana e tornou-se, agora, no espaço escolhido por muitos internautas e amigos do português para deixar mensagens de apoio. "Espero que estejas bem e que dês notícias em breve!", comenta uma seguidora de Marinho, enquanto outro utilizador garante acreditar que este vai aparecer rapidamente.

"Então João?! Espero que daqui a uns dias estejas a colocar a história da aventura e que não tenha passado de um susto!", comenta outra pessoa. "Espero que estejas bem ...e disponibilizo-me para partir para de alguma forma ajudar a encontrar o teu trilho", diz um colega.

Redação