Cultura

Livro rende um milhão de euros à ex-mulher do presidente francês

O livro de Valérie Trierweiler, ex-companheira do presidente francês François Hollande, tornou-se um sucesso de vendas e deverá permitir-lhe um encaixe financeiro superior a um milhão de euros.

"Merci pour ce moment" ("Obrigada por este momento", em tradução literal) foi lançado em setembro e tornou-se um sucesso de vendas. Em apenas 16 dias (4 e 20 de setembro) foram vendidos 442 mil exemplares (incluindo versões digitais) desta "história de amor, poder e traição".

Valérie Trierweiler deverá encaixar entre 1,3 e 1,7 milhões de euros, segundo a editora.

Na obra, a ex-primeira dama de França, de 49 anos, revela detalhes da relação de oito anos com o presidente francês François Hollande, de 60 anos, e da sua vida no Palácio do Eliseu.

Ao longo de 320 páginas, Valérie refere-se a Hollande como frio e insensível. "O presidente não gosta dos pobres. Ele, o homem de esquerda, chama-os 'sem dentes', muito orgulhoso do seu humor", escreveu.

François Hollande confirmou, a 25 janeiro deste ano, o fim da sua relação com Valérie Trierweiler, após duas semanas de rumores alimentados pela revelação da revista "Closer" sobre a sua infidelidade com a atriz Julie Gayet, de 41 anos.

S.A.