Mundo

Acabaram as batatas fritas no McDonald's da Venezuela

Batatas foram substituídas por acompanhamentos típicos venezuelanos Jorge Silva/Reuters

As restrições das autoridades venezuelanas aos produtos importados já tinham chegado ao leite e ao papel higiénico. Agora, irritaram os clientes da cadeia norte-americana de "fast food" McDonald's, privando-os do acompanhamento clássico de um hambúrguer: as batatas fritas.

A multinacional viu-se obrigada a substituir as tradicionais batatas fritas por acompanhamentos venezuelanos mais típicos, como mandioca frita.

Todas as batatas consumidas pela McDonald's da Venezuela são provenientes da Argentina, do Canadá e dos Estados Unidos da América, informou fonte da Arcos Dorados, empresa responsável pela marca na América Latina.

Em comunicado, a empresa não especifica a causa da falha, identificando-o como "um problema pontual de distribuição". Por sua vez, vários restaurantes atribuíram a responsabilidade da situação a uma greve dos trabalhadores dos portos norte-americanos.

Note-se que na origem da escassez de muitos produtos no país está uma lei que, desde 2003, impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país.

Atualmente existem três tipos de câmbio oficial na Venezuela (6,30; 12 e 50 bolívares por cada dólar), atribuídos a alimentos, medicamentos e outras importações prioritárias.

C.L.