Uma delegação de congressistas dos EUA vai viajar este fim de semana para Cuba, efetuando a primeira visita de eleitos norte-americanos à ilha desde o anúncio do acordo para a aproximação entre os dois Estados, em 17 de dezembro.
O anúncio da deslocação foi feito pelo senador democrata Patrick Leahy, que vai chefiar a missão e é um dos legisladores mais ativos no que respeita a assuntos de política externa relativos a Cuba.
"Esta é a primeira missão do Congresso a Cuba desde a mudança de política anunciada pelo presidente [Barack Obama] em 17 de dezembro (...). Já estivemos todos em Cuba e apoiamos firmemente a nova direção do presidente na nossa política para Cuba", avançou Leahy, ao anunciar a viagem.
O senador disse ainda que os eleitos vão discutir as expetativas dos EUA e de Cuba com a mudança de política, perante a anunciada normalização das relações bilaterais.
"Queremos explorar as oportunidades para uma maior cooperação e encorajar os cubanos para abordar as questões que realmente preocupam os norte-americanos e os seus representantes no Congresso", sintetizou Leahy.
Porém, muitos congressistas, designadamente os opositores republicanos, criticam esta abertura a Cuba e desconfiam das probabilidades de o regime castrista atuar de boa-fé.