O clássico pode ter mais do que uma voz, mais do que uma expressão. Pode ter três e, esta segunda-feira, os estilistas Anabela Baldaque, Júlio Torcato e Miguel Vieira provaram-no no primeiro desfile na passarela de Cibeles, na semana da moda de Madrid, em Espanha, sob a chancela do Portugal Fashion.
A rapsódia clássica para o próximo outono-inverno veste a mulher romântica de Anabela Baldaque, que ousa combinar cores outonais com padrões florais, tweeds e xadrez, e veste os homens modernos e com alma desportiva de Júlio Torcato e de Miguel Vieira. O criador de S. João da Madeira verteu sofisticação e luxo na passarela madrilena, combinando os tecidos das grandes casas italianas com matérias primas menos nobres, como o algodão, que dotaram a sua silhueta minimalista de uma força quotidiana e urbana.
As três vozes distintas harmonizaram-se em Madrid, caminhando da dança de padrões coloridos de Anabela Baldaque até ao negro que rima com Miguel Vieira. A estreia no palco maior de capital espanhola visa não só mostrar que os portugueses têm potencial criador, para além de uma indústria que sabe confeccionar vestuário e calçado com excelência, mas também ser a montra para negócios futuros no mercado espanhol.
A proximidade entre os dois países torna-o num mercado natural para a moda nacional. Tanto Anabela Baldaque como Miguel Vieira têm parceiros comerciais e clientes espanhóis. "É muito fácil entrar em Espanha. Acolhem bem as nossas peças. Somos parceiros e vizinhos", atenta a estilista: "Há espanhóis que conhecem a minha marca e vêm a Lisboa comprar". Para Júlio Torcato, o desfile de Madrid é a primeira apresentação europeia e a expectativa maior é que surjam oportunidades de negócio.
A experiência de Miguel Vieira revela que as apresentações, sob a marca e o apoio do Portugal Fashion, traduzem-se em negócios. "Já trabalho com Espanha há muitos anos. Temos muitos clientes fiéis que compram os nossos produtos. Apresentar uma colecção na Fashion Week é uma montra muito importante também para os parceiros comerciais que já temos em Espanha", elucida. Ajuda a cimentar as relações.
O luxo continua a ser a aposta clara do estilista, vestindo as mulheres com silhuetas longas e fluidas.A roupa masculina em tons bourdeaux, preto, azul marinho e bege personificam a tradição da alfaiataria e parecem ser uma segunda pele.
A mesma tradição está presente nas propostas para o próximo outono-inverno de Júlio Torcato. A combinação de texturas, o calçado (a opção pelas botas de inspiração militar), os fechos e a introdução de pormenores desportivos no design fazem com que as peças clássicas conquistem a urbanidade. Também o criador da Trofa vê um inverno de tons negros, cinza, bordeaux e azul navy.
Anabela Baldaque mantém-se romântica e clássica, no entanto a mulher que veste é também "um pouco roqueira", confessa. A mistura de padrões sobressai numa coleção onde predominam os casacos longos e volumosos, os vestidos de linhas direitas e curtos e os calções a cair acima do joelho. As saias também são curtas e fluidas.
Os próximos destinos europeus do Portugal Fashion são Londres e Paris, levando a visão de outros criadores lusitanos a mercados fortes do circuito da moda europeia. O regresso a Portugal está agendado entre 25 a 28 de março em Lisboa e no Porto.