Considerado uma das principais promessas do hipismo nacional, Francisco Seabra, de 30 anos, faleceu, este sábado, após uma queda sofrida durante uma prova realizada na cidade espanhola de Sevilha.
O acidente aconteceu perto das 12.15 horas locais, mais uma do que em Portugal, quando o português abordava o obstáculo 10 C da pista. Segundo foi possível apurar, Francisco Seabra caiu e ficou debaixo do cavalo, Aferzysta, de 12 anos e origem polaca.
Segundo testemunhas presentes no local, Francisco Seabra foi prontamente socorrido por um médico que se encontrava junto à pista, mas acabou por não resistir aos ferimentos causados pelo cavalo. O serviço de emergência espanhol chegou, inclusive, a enviar um helicóptero para transportar o português para o Hospital Virgen del Rocío, mas tal acabou por não acontecer, visto que os médicos já haviam declarado o óbito.
Natural de Valada do Ribatejo onde pertencia a uma família de sete irmãos, em Santarém, Francisco Seabra era profissional de equitação e revelava um enorme orgulho sempre que representava a seleção nacional. O português chegou a pertencer ao grupo de Forcados Amadores de Santarém, mas quando enveredou pelo profissionalismo dedicou-se ao hipismo a 100%.