Saúde

Misericórdia de Lisboa quer comprar Hospital Militar da Estrela por 12 milhões

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pretende instalar unidade de cuidados paliativos no Hospital Militar da Estrela Arquivo

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está em negociações avançadas com o Ministério da Defesa para comprar o antigo hospital do Exército por cerca de 12 milhões de euros e instalar aí uma unidade de cuidados paliativos.

Fonte da Santa Casa adiantou hoje à agência Lusa que "a negociação do valor está na ordem dos 12 milhões de euros" e que atualmente "se está a concluir o processo do registo do imóvel".

Na quarta-feira, num encontro promovido pela Câmara de Comércio luso-belga, o provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes, disse estar "a trabalhar na aquisição do Hospital Militar da Estrela para instalação de uma grande unidade de cuidados continuados e também de cuidados paliativos infantis".

"Não vou aqui contar lamúrias, mas há um ano e meio que estamos a tentar comprar o hospital ao Estado", afirmou Santana, que sublinhou a falta de unidades de cuidados paliativos e continuados na zona de Lisboa.

A intervenção de quarta-feira de Santa Lopes está publicada no sítio da internet da Santa Casa.

Uma outra fonte próxima deste processo, que não quis ser identificada, disse à Lusa que o provedor da Misericórdia de Lisboa visitou há poucas semanas as instalações do Hospital Militar, onde ficará instalada uma unidade de cuidados paliativos com "cerca de cem camas".

Redação