2004

Obra ilegal põe em perigo Castro de Sabroso

O vereador Carlos Vasconcelos, do PSD, alertou, ontem, o Executivo municipal para mais um caso de remoção ilegal de terras no Castro de Sabroso, na freguesia de Briteiros S. Salvador, considerado monumento nacional desde 1910.

"Estamos perante um caso que configura uma conduta criminosa que deve merecer o empenho muito sério da Câmara para punir o seu autor de forma exemplar", sustentou o vereador.

Trata-se de mais um caso que afecta aquele castro que se encontra sob administração da Sociedade Martins Sarmento, mas é propriedade da Câmara, por disposição testamentária do arqueólogo Martins Sarmento.

Um dos muitos atentados, tal como fez questão de salientar o vereador Domingos Bragança, responsável pelo pelouro da Fiscalização. "Estamos a fazer um esforço no sentido de demolir o que não pode ser legalizado e requalificar o que pode ser legalizado".

Aquele responsável recordou que na área do Castro de Sabroso (juntamente com a Citânia de Briteiros, um dos mais importantes vestígios da cultura castreja no nosso país) existem várias edificações de legalidade duvidosa.

Na opinião do Executivo municipal, por detrás destas investidas ilegais, estão intenções de privados de efectuarem construções em zonas pertencentes ao Castro.

Na opinião de Carlos Vasconcelos, "a zona parece ter sido atingida por um avião F-16". Joaquim Forte

Redação