Mundo

Deslizamento de terras fez mais de 50 mortos na Colômbia

As fortes chuvas que assolaram a região fizeram transbordar o rio no vale de Liboriana EPA

Pelo menos 52 pessoas morreram após um deslizamento de terras no município de Salgar, noroeste da Colômbia. Há um número indeterminado de desaparecidos. O Presidente declarou estado de "calamidade pública".

O presidente da Colômbia declarou o estado de "calamidade pública" em Salgar, no Departamento de Antioquia, arrasada na segunda-feira por um deslizamento de terras, cujo balanço está em 52 mortos, 37 feridos e vários desaparecidos.

Os novos dados da tragédia foram avançados pela Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD).

Juan Manuel Santos visitou Salgar e reuniu-se com as autoridades locais e regionais para conhecer os detalhes da tragédia e anunciar um pacote de ajudas para a reconstrução de casas, subsídios de renda e outros apoios de urgência.

"A primeira coisa que se fez foi declarar (o estado de) calamidade pública, para se poder ter a flexibilidade de usar os recursos onde são mais necessários", afirmou o presidente colombiano aos jornalistas.

Acrescentou que existem 166 pessoas à procura de desaparecidos, cujo número disse que se desconhece.

As fortes chuvas que assolaram o município de Salgar fizeram com que o rio no vale de Liboriana transbordasse na madrugada de segunda-feira e tivesse arrasado praticamente com a aldeia de Las Margaritas.

Redação