Acabou de forma trágica a missão dos quatro peritos florestais que, no passado dia 18, embarcaram para Marrocos, para ajudar a combater um incêndio perto da cidade de Tetouan. Ontem, na viagem de regresso, a viatura da Protecção Civil que foi buscar o grupo a Faro despistou-se, na A2 (Grândola), provocando a morte do 2º comandante dos bombeiros do Dafundo e quatro feridos, um em estado grave. A causa avançada para o o acidente é o rebentamento de um pneu.
O ambiente que ontem à tarde se vivia no quartel dos bombeiros do Dafundo era de grande consternação. Enquanto no interior das instalações se cortavam faixas negras para colocar nas viaturas, no exterior, eram muitos os que trocavam palavras de tristeza pela morte de António Oliveira Vieira, de 40 anos . "Conhecia o Tó há 26 anos. Isto foi uma grande chapada para todos nós", disse, ao JN, o chefe Fernando Menezes.
Visivelmente abatido, Menezes contou que vinha de férias do Algarve quando viu o jipe da Protecção Civil "tombado numa ribanceira". Porém, adiantou, "nem me passou pela cabeça que o nosso 2º estivesse envolvido no acidente. Mais tarde, telefonaram-me do quartel e fiquei tão transtornado que segui viagem". António Oliveira Vieira, casado e com três filhos menores, tinha, aliás, telefonado para o quartel, quando, anteontem, chegou ao aeroporto de Faro, onde o jipe da Protecção Civil foi buscar o grupo. "Disse ao comandante que hoje vinha almoçar com ele e nós já estávamos preparados para ouvir as histórias que, de certeza, nos iria contar". O chefe Menezes mostrou-se ainda preocupado com o estado de saúde do ferido grave - Jorge Vicente, comandante dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora. "Ele e o Tó eram muito amigos, espero que a situação não se agrave". Também José Almeida, bombeiro há 17 anos, manifestou o seu pesar, fazendo questão de mostrar um 'Grupo Gerador' dedicado ao 2º comandante: "Foi ele que conseguiu arranjar apoios e meios financeiros para esta máquina que serve para colmatar faltas de electricidade em fábricas e hospitais", disse, ao JN. É que, sublinhou, com as lágrimas nos olhos,"desde pequeno que ele vivia para os bombeiros. O pai até lhe batia para ele desistir da ideia, mas aos 14 anos ele entregou-se a esta vida de corpo e alma". Segundo o SNBPC, os três feridos ligeiros são António Machado, coordenador distrital de Operações de Socorro de Aveiro; José Bismarque, comandante dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, e o condutor da viatura, Hermes Brigantim. As vítimas foram transportadas para os hospitais de helicóptero.
Ficha
Despiste
Acidente deveu-se, segundo o SNPC, ao rebentamento de um pneu da viatura.
Feridos
Os quatro feridos foram transportados para os hospitais de Santa Maria (Lisboa) e Garcia de Orta (Almada).
Funeral
As exéquias do 2º comandante realizam-se amanhã.