Mundo

Polícia sacou da arma contra adolescentes em festa de piscina

DR

Um incidente, na última sexta-feira, que envolveu a polícia e jovens negros que participavam numa festa de piscina, no estado do Texas, EUA, acabou com a suspensão disciplinar de um agente, que sacou de uma arma contra adolescentes desarmados. Veja o vídeo.

[Youtube:YSRj8MtUhPc]

O vídeo do Capitão Eric Casebolt a atirar uma adolescentes negra ao chão e a sacar de uma arma contra dois adolescentes está a circular na Internet e é mais um capítulo na história recente de casos de atuação policial racista nos EUA.

Tudo terá começado com uma queixa de moradores sobre alguns participantes numa festa na piscina do bairro, em McKinney, por estes não viverem lá. Mais de uma dezena de agentes foram chamados ao local, mas tudo acabou em violência.

Pelos sete minutos de imagens publicados no YouTube e pelas informações recolhidas pelos meios de comunicação no local, a polícia optou apenas por perseguir e mandar deitar no chão alguns jovens negros, mesmo aqueles que não estariam a participar na festa.

Eric Casebolt é dos agentes em destaque, ao protagonizar uma luta de alguns minutos com uma adolescente de 14 anos em biquíni, enquanto a manda estar virada para o chão. Nesses momentos de tensão, o agente acaba por sacar da arma contra dois outros adolescentes negros desarmados que se aproximavam. Com a chegada de mais agentes, os dois rapazes acabam por fugir.

De acordo com o relato da pessoa que gravou as imagens, a polícia começou a pôr toda a gente algemada no chão, "sem motivo", um uso de força que considerou desproporcional tendo em conta que se tratavam de "crianças e de transeuntes inocentes".

Com a divulgação das imagens, Eric Casebolt foi suspenso e todo o processo está a ser investigado pela polícia de McKinney.

JN