Mundo

Ex-general jugoslavo detido no Montenegro

Um general do exército jugoslavo foi preso no Montenegro na sequência de um mandado de captura emitido pela Croácia por alegados crimes de guerra.

Borislav Djukic, 66 anos, de nacionalidade sérvia, foi detido no aeroporto de Tivat, na costa montenegrina, onde aguardava embarque em direção a Belgrado.

As autoridades croatas suspeitam que o general Djukic tenha cometido crimes de guerra entre 1991 e 1993 na Croácia, no decurso do conflito nesta ex-república jugoslava (1991-1995).

Borislav Djukic foi presente perante um tribunal em Podgorica que decidiu a sua prisão preventiva, na eventualidade da sua extradição para a Croácia.

No decurso do conflito o general Djukic foi adjunto do comandante do estado-maior o exército dos independentistas sérvios da Croácia. Foi ainda testemunha dos processos do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) contra o falecido presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, e o antigo líder político dos sérvios da Croácia, Milan Martic.

Milosevic morreu em 2006 numa cela do TPIJ em Haia sem que tenha sido pronunciado um veredito e Milan Martic, acusado de crimes de guerra em 2007, cumpre uma pena de 35 anos de prisão.

Redação