Mundo

Barcelona multa bancos com andares vazios

Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona Gustau Nacarino/Reuters

A Câmara de Barcelona, em Espanha, multou bancos e empresas financeiras por terem edifícios com andares vazios na cidade. As multas são de cinco mil euros.

Segundo o jornal espanhol "El País", das 12 multas processadas pela Câmara, sete referem-se a andares da Sareb, quatro do BBVA e um do Banc de Sabadell. Além destas, há mais 62 multas previstas.

Segundo Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, o objetivo destas inspeções e sanções é o de impedir as instituições de inutilizar espaços que podem adequar-se a habitações sociais.

Nesse sentido, os bancos multados ficaram ainda com a responsabilidade de encontrar inquilinos para os andares vazios.

Uma das causas de Ada Colau tem sido a habitação social. Esta semana, apresentou um novo conjunto de medidas que inclui o aumento do apoio ao pagamento das rendas. Um dos objetivos é terminar o mandato com mais oito mil habitações sociais, metade dos quais resultantes da reabilitação de edifícios.

JN