Mundo

Condenado a 350 chicotadas por ter vinho na Arábia Saudita

Facebook

Um britânico de 74 anos enfrenta uma pena de 350 chicotadas por ter violado as leis da Arábia Saudita. Os familiares temem que não sobreviva à flagelação.

Karl Andree, um britânico que trabalha na Arábia Saudita, está preso há um ano e foi condenado a 350 chicotadas. Tudo porque a polícia saudita terá encontrado garrafas de vinho caseiro no seu carro, o ano passado, e assim Karl Andree terá desrespeitado as leis rigorosas que proíbem o álcool.

Simon, um dos três filhos do empresário na área do petróleo, disse, segundo ao jornal britânico "The Sun", que o pai está fraco devido ao cancro e teme que não consiga sobreviver ao açoitamento.

"O nosso pai deu 25 anos da carreira à Arábia Saudita e é assim que é tratado. Até ser preso, ele era feliz por trabalhar lá e sentia-se seguro", disse o filho. "Ele tem 74 anos, teve cancro três vezes, sofre de asma, e a mulher está a morrer em casa, no Reino Unido."

Os filhos pediram a David Cameron, o primeiro-ministro britânico, que interviesse para salvar o pai que enfrenta uma punição de açoitamento público. "Imploramos a David Cameron que intervenha pessoalmente e ajude a trazer o nosso pai para casa. O governo saudita só irá dar ouvidos a ele."

O Ministério das Relações Exteriores disse que já pressionaram as autoridades sauditas pessoalmente. "Os funcionários da embaixada estão a ajudar Andree. Visitam-no regularmente para verificar o seu bem-estar e contactam frequentemente o advogado e a família. Estamos à procura de uma maneira de o libertar o mais depressa possível", acrescentou o porta-voz do ministério.

Redação